06 novembro 2008

Igualdade só gera harmonia

Olá caros amigos e leitores.

Fui buscar o tema dessa semana na obra do gênio Francisco Buarque de Holanda, então já sabem, vem musiquinha neste post.

Vou iniciar meu texto com um trecho de Mulheres de Atenas

“Mirem-se no exemplo
daquelas mulheres de Atenas...
Elas não têm gosto ou vontade
Nem defeito, nem qualidade
Têm medo apenas
Não tem sonhos só tem presságios
O seu homem, mares, naufrágios
Lindas sirenas, morenas”

Chico nos guia recorrendo às raízes gregas para deixarmos a guerra dos sexos e nos igualarmos aos homens, sendo que não estou falando em comportamento de homem, mas conseguirmos nos dar certas liberdades que geralmente são reprimidas. Meninos me perdoem, mas vocês, acabam reforçando nosso comportamento reprimido, pois ainda não foram educados, nos novos “moldes”.

Chico Buarque não está dizendo para ser igual às Mulheres de Atenas, mas sim, para fazer diferente, mostrando uma falsa moral. Mulheres para que ficar reprimindo tudo na vida? A vida é uma só, devemos usar essa para felicidade, e não deixar para depois.

Bom voltando ao Chico, pego um trecho da música trocando em miúdos

“Pode guardar as sobras de tudo que chamam lar,
As sombras de tudo que fomos nós,
As marcas do amor em nossos lençóis
As nossas melhores lembranças...
Mas devo dizer que não vou lhe dar
O enorme prazer de me ver chorar
Nem vou lhe cobrar pelo seu estrago
Meu peito tão dilacerado...
Eu bato o portão sem fazer alarde
Eu levo a carteira de identidade
Uma saideira, muita saudade
E a leve impressão de que já vou tarde”

Vejo uma pessoa cansada e triste de lutar por um amor impossível, mas ao mesmo tempo, vejo coragem nessa música, pois ela ainda vê luz no final do túnel, ainda não desistiu de si, se libertou da moral e dos bons costumes e quando é que nos libertamos? Posso dizer que me libertei faz tempo, e sou muito feliz, posso também dizer que o Brasil é um país muito careta e hipócrita, mostram ao mundo o carnaval vulgar (odeio carnaval) que temos e na prática é tudo diferente. Em geral, vejo e ouço coisas que eu desacredito e quando conseguimos ultrapassar a ideia do machismo, ou vistas como putas ou lésbicas.

Quando somos as chefes de família, o pobre maridinho fica transtornado por que a mulher ganha mais do que ele e homens não gostam de mulher bem resolvida, na verdade penso que isso é insegurança masculina, mas ainda bem que está caindo de moda isso.

O sentimento machista me dá medo, muito medo, pois mulher pensa por um time de futebol, pensa o que o cara vai achar se fizer algo, o que os amigos vão pensar, etc, menos no que ela quer, porque o que ela quer, não tem menor importância perante o que vai ser dito sobre sua “reputação” e que reputação é essa que vale mais do que ser feliz???

Na música Cálice Chico com sua maravilhosa sabedoria diz

“Pai afasta de mim esse cálice...
De que me vale ser filho da santa
Melhor seria ser filho da outra.
Outra realidade menos morta,
Tanta mentira tanta força bruta...
Como é difícil acordar calado...
Quero lançar um grito desumano,
Que é uma maneira de ser escutado.
Esse silencio todo me atordoa.
Atordoado eu permaneço atento ...”

Tudo bem que é um outro contexto, mas acho que cabe bem ao post e finalizo esse texto pedindo que não se calem mais, cuidem de si, sejam mais vocês, a vida fica muito confortável.

3 comentários:

Maíra disse...

raquel, adorei...
realemnte a vida eh uma so e devemos ser feliz, as vezes nao agradamos todas as pessoas, mas devemos fazer com vontade, desejo e amor, em todos os dias....
seu blog tem muito futuro.
amo d mais vc minha linda..
td sucesso do mundo
beijos

Vecna's cave disse...

"Quando somos “pais de família” o pobre maridinho fica transtornado por que a mulher ganha mais do que ele. Homens não gostam de mulher bem resolvida, na verdade penso que isso é insegurança masculina, mas ainda bem que está caindo de moda isso."


Só um adendo...
Mulheres, geralmente, buscam estabilidade e segurança em um parceiro.
Na sociedade atual, sua conta bancária indica o quão bem sucedido você é, e portanto, a segurança e estabilidade que você pode oferecer.
CLARO que isso é um pensamento cheio de falhas que não sobrevive a um olhar mais atento. Mas eis aí, creio eu, o motivo da tal "insegurança".

Raquel Moretti disse...

Então julgo que se a mulher tem uma ótima conta bancária tem mais independência e eles ainda sonham que são os machos da casa kkkkkk